sexta-feira, 29 de abril de 2011

Hidratação de profissional... em casa

Experts entregam os truques do tratamento mais cobiçado dos salões. Aprenda tudinho, passo a passo, e desfile por aí com um cabelo digno de tapete vermelho.


Quem nunca se sentiu uma estrela de comercial de xampu depois de fazer uma hidratação no salão de beleza? Não é para menos. Os movimentos suaves das mãos do cabeleireiro relaxam, e o tratamento repõe toda a umidade, o brilho e as proteínas que vão embora no dia a dia. O efeito é tão bacana que dá vontade de repetir em casa. É possível? Claro que sim. Antes de mais nada, reserve um horário na agenda. Para conseguir cumprir todas as etapas de um tratamento digno de profissional, você vai precisar, em média, de 50 minutos. "Também é fundamental ter delicadeza nos movimentos, desembaraçar mecha por mecha e escolher o produto a dedo. Para acertar, leve em conta as caracteristicas dos seus fios", ensina o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do M.G Hair Design, em São Paulo.
Os produtos de uso profissional possuem formulações mais concentradas que as dos elaborados para o mercado, mas isso não impede que a hidratação caseira faça efeito. "Existem muitas máscaras nas prateleiras que não deixam a desejar. As que contêm vitaminas e aminoácidos, por exemplo, hidratam muito bem", afirma Débora Melro, do Studio W Iguatemi, em São Paulo. Já para realçar o brilho, ingredientes como ceramidas, algas, pantenol, queratina, colágeno e extratos vegetais são boas opções. Outros detalhes, como a maneira de enxaguar, secar e desembaraçar, também fazem a diferença. Pronta para começar?

Preparar...

Lave bem

Para a máscara penetrar direito nos fios, eles precisam estar limpíssimos. Lave-os com o xampu de costume fazendo uma massagem suave. "Aconselho repetir a operação e não usar o condicionador, pois o produto impede a ação da máscara, prejudicando todo o processo", ensina Marina Marques, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro.

Enxágue, enxágue...

A fim de garantir que não fiquem resíduos do xampu, jogue os cabelos para baixo e deixe a água escorrer. Só pare quando tiver certeza de que o produto saiu totalmente. Aproveite a ajuda compacta do jato do chuveirinho e enxágue também ao redor das orelhas e a nuca.

Confira a temperatura

"Para remover melhor a sujeira, é recomendável que a água fique mais para quente do que para fria. Mas o chuveiro deve estar numa temperatura que a pele suporte. Ou os fios podem ser danificados", afirma Débora Melro.

Seque com toalha

Aperte os cabelos levemente com a toalha até retirar cerca de 80% da água. "Os fios úmidos recebem melhor a máscara. Sem excesso de água, o produto não se dilui, mantendo as propriedades", explica o hairstylist Bruno Moura, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro.

Desembarace os fios

Deixe-os soltinhos para que a máscara penetre com facilidade e se distribua de maneira uniforme entre as mechas. Comece pelas pontas e siga em direção à raiz desmanchando os nós com delicadeza. Prefira os pentes de dentes largos, que não arrebentam os cabelos.

... aplicar...

Espalhe com cuidado

Nada de passar o hidratante por todo o cabelo como se faz com o xampu. O ideal é reparti-lo ao meio, calcular três dedos a partir da raiz e aplicar a máscara começando por essa linha. Prossiga em direção às pontas. A raiz deve ser preservada para não ficar oleosa com o creme. Faça uma leve massagem, com bastante paciência e delicadeza. Assim você ativa a absorção dos nutrientes.



Calcule o creme

Ele deve ser proporcional ao comprimento do seu cabelo. "Em fios médios ou longos, indico uma porção equivalente a uma moeda de 50 centavos para cada mecha com largura de dois a três dedos", ensina o cabeleireiro Marco Antônio.

Aqueça bem

Coloque a touca térmica por 15 minutos. O calor potencializa a ação do hidratante, pois dilata a cutícula dos fios, permitindo melhor absorção. "Outra ideia é envolver os cabelos em filme plástico ou papel alumínio e esperar meia hora", ensina Marina Marques. Só não ultrapasse esse limite para não deixar os fios pesados.

...brilhar!

Enxágue de novo

A água fará toda a diferença mais uma vez. "Como será apenas para retirar o produto, ela deve estar mais para fria do que morna. Assim, não levará embora todo o efeito conquistado graças ao hidratante:, recomenda Débora Melro.

Deslize os dedos

Assim você tem certeza de que removeu todo o creme. Massageie mecha por mecha. Use o pente de dentes largos, pois o fino pode quebrar os fios.

Seque os fios

Remova o excesso de água com toalha seca, principalmente na raiz, para arejar o couro cabeludo. "Se for usar secador ou chapinha, aplique um produto termoativo", aconselha Bruno Moura.





Dica da sua consultora Natura: conheça o creme pré-escova termoprotetor da linha Natura Plant Liso e Solto, ativa e prolonga o efeito da escova e chapinha, deixando os fios mais lisos por até 24 horas.

Conserve o brilho

Para manter os cabelos sempre saudáveis, bonitos e com movimento, siga todos os passos da hidratação a cada 15 dias ou, no mínimo, uma vez ao mês.



Siga este passo a passo e tenha cabelos lindos e hidratados sem sair de casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário