quarta-feira, 6 de julho de 2011

Previna-se contra os lábios queimados durante o inverno

Os produtos e os hábitos que protegem a boca contra o ressecamento e as rachaduras.

 

No inverno o corpo precisa de cuidados especiais. Prova disso é a sensibilidade maior dos lábios, que respondem com rachadinhos assim que o clima esfria.O vento, o frio, a poeira, a poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios, afirma o dermatologista Francisco Leite, diretor do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília. O ressecamento, no entanto, não é responsabilidade só das condições externas.
É preciso hidratar a pele regularmente, de acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, especialista do site MinhaVida. Além do uso regular de filtros solares labiais, ele alerta para o consumo de água (mesmo sem que haja sede).
Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, às vezes, até sangram os lábios é evitar passar a língua com saliva sobre eles.
Ainda que, num primeiro momento, a saliva possa trazer algum alívio, no instante seguinte ela começa a ressecar ainda mais a boca.
Esse efeito ocorre porque a saliva contém enzimas digestivas preparadas para pré-digerir os alimentos. Essas enzimas são capazes de agredir  a sensível pele dos lábios, explica Francisco Leite.

O sol associado ao frio  também é um perigo. As pessoas têm mais queimaduras solares labiais no inverno do que no verão, afirma o especialista do MinhaVida. Nosso inverno é de dias frios, secos, com o céu azul ensolarado e sem nuvens. Desse modo os raios solares atingem diretamente os lábios. Mas, por causa do frio, você nem percebe a dor da queimadura solar e demora mais tempo para sair do sol. O resultado são queimaduras até mais intensas do que no verão, quando o calor faz soar o alarme da dor. Na hora de escolher um protetor labial ou um batom, preste atenção na formula. Prefira produtos com filtro solar associado a preparações oleosas e produtos a base de petrolado ou cera de abelha, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam na hidratação, indica o dermatologista Valcinir Bedin.






Nenhum comentário:

Postar um comentário